top of page
  • Foto do escritorJoão Rabello

O silêncio após Bach

Há certas obras de Bach que transcendem o espaço que ocupam no tempo. Ao final de uma viagem de 13 ou 14 minutos ouvindo a “Partita para violino em Ré menor” - conhecida como Chaconne - o silêncio que se estabelece não é qualquer silêncio.


Longe de ser um vazio, este silêncio delimita um espaço de transição para a realidade. Trata-se, porém, de outra realidade. “Voltar quase sempre é partir para um novo lugar” disse o poeta Hermínio Bello de Carvalho em “Samba do Amor”.


Voltar após uma viagem ao universo musical de Bach é, portanto, partir para um novo lugar. O silêncio parece mais puro, porém denso. Neste momento não existe a vulgaridade das necessidades cotidianas, não existe a ofensa do ignorante, a arrogância do estúpido, não existe a nossa incapacidade cognitiva de compreender essa realidade.


Existe a comunhão com algo que não é exatamente secreto, mas sutil. Devemos observar bem, abrir outros olhos e ouvidos para entender o que Bach está nos dando. Se nos deixarmos levar pelo prelúdio da Suíte nº1 para violoncelo – uma de suas obras mais célebres - o longo intervalo maior que finaliza a obra é como dois braços que nos seguram no ar apenas para nos lançar no silêncio após Bach.


Flutuaremos de volta à nossa realidade, aos humanos cegos e surdos cujas vozes ásperas entram por acaso pela janela e nos atingem os ouvidos dizendo-nos a verdade, ainda estamos aqui.

22 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Máquina de Saudade

Ele nunca esqueceu a cor daquela terra. Diversos tons de amarelo se misturavam a tons de laranja, vermelho e marrom. Quem via de longe, passando de carro pela estrada, podia achar que era uma cor só.

Ou algo assim

Faz tempo, confesso, mas o relato vale a pena. Adianto também que todas as informações a seguir são verdadeiras e correspondem fielmente à sequência objetiva dos fatos narrados. Estava almoçando num r

Às ordens

- Doutor Paiva, a temperatura do ar está agradável? Ao ouvir a pergunta e observar o olhar assustado do jovem rapaz, o Doutor Roberto Paiva, que naquela semana completava quatro décadas à frente de um

bottom of page