COISAS DO AMOR

 NA CANÇÃO DE PAULINHO DA VIOLA

Um encontro que parecia natural para aqueles que conhecem a trajetória dos irmãos Beatriz Rabello e João Rabello finalmente se concretizou. E o motivo para este encontro não poderia ser outro: o amor na obra de Paulinho da Viola.

Não se trata apenas de um motivo oportuno, pois ambos conhecem a fundo a obra do pai. João o acompanhou nos palcos por mais de 15 anos e quando sua agenda o permite, ainda faz questão de empunhar seu violão de 6 cordas no posto que pertenceu ao seu avô, Cesar Faria.

 

Beatriz já participou de vários shows do pai, cantou sua obra em diversos musicais, discos e em seus próprios shows.

Essa proximidade os coloca em um lugar único: o de poder revisitar a obra de um compositor com o qual convivem de forma criativa. Em se tratando de Paulinho da Viola, isso faz diferença. Quem teve a oportunidade de presenciar um ensaio seu, sabe que um acorde pode ser debatido, uma melodia corrigida sempre que a nota alcançada não for exatamente a intenção original. O cuidado do cantor e compositor é facilmente confundido com perfeccionismo.

Outro aspecto original deste show é a abordagem escolhida pelos irmãos. Uma vez inseridos no complexo universo poético e melódico de Paulinho da Viola, Beatriz Rabello e João Rabello convidam o público a passear pelas diferentes fases do amor na obra do pai. Pode ser em uma dança da solidão de um coração partido, a morte do amor em um coração vulgar. Num outro momento, a libertação do sofrimento como num lago tranquilo onde a dor não tem razão, em que a chuva pode cair à vontade, pois não se sente saudade. E por fim, o início de tudo, a paixão que perde a razão e leva nossos corações que se deixam levar.

Em “Coisas do Amor”, todas as dores, lições e fortunas do amor são apresentados em formato íntimo, voz e violão, convidando o público a mergulhar na sensibilidade singular de Paulinho da Viola através do olhar de dois de seus filhos, numa história contada de dentro para fora.

O espetáculo chegou a estrear em São Paulo em março de 2020, mas foi interrompido em função da pandemia. Assim que for possível, o show "Coisas do Amor - Na canção de Paulinho da Viola" voltará aos palcos.